Estado de SP

O estado de São Paulo, uma das 27 unidades federativas do país, é dividido em 645 
municípios e possui mais de 44 milhões de habitantes (22% da população total do Brasil). O estado equivale a 2,9% da superfície brasileira, e sua capital, a cidade de São Paulo, é a mais populosa do país e da lusofonia no mundo.

As principais cidades do estado, além de São Paulo, são Campinas, Carapicuíba, Diadema, Jundiaí, Guarulhos, Mauá, Osasco, Ribeirão Preto, Santo André, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Sorocaba, Santos e São José do Rio Preto.

Trânsito do estado de São Paulo em números

Em São Paulo, estima-se que existam mais de 20 milhões de motoristas habilitados, com a probabilidade de aumentar ainda mais a cada dia que passa. Além disso, a frota de veículos no estado de São Paulo passou de 11.197.440 unidades em 1997 para 29.164.426 em dezembro do ano passado. Somente a capital paulista possui 8.603.239 veículos.

A carteira nacional de habilitação (CNH) é obrigatória para dirigir, intransferível e válida em todo o território nacional. Sua legitimidade permite avaliar, fiscalizar e controlar os motoristas de acordo com suas necessidades e limitações, sejam elas físicas ou mentais.

É obrigação de todos os indivíduos que pretendem dirigir, no estado e no Brasil, portar o documento válido em todos os momentos, correspondente ao tipo de veículo utilizado. A CNH em situação regular legitima o motorista a conduzir veículos da categoria atestada no documento. É, ainda, muito utilizado como comprovante de identificação dentro do Brasil, mas possui validade, no entanto.

A CNH é o único documento, seja em São Paulo ou em qualquer outra localidade do Brasil, que autoriza o motorista, de forma legal, a dirigir. A lei brasileira é clara no que diz respeito ao período de validade deste documento. Sendo assim, todos que desejam conduzir veículos precisam realizar o passo a passo para poder obter a habilitação legalmente e devem portar a CNH em situação regular, seja em São Paulo ou em qualquer outra localidade do país.