FAQs

Os trâmites podem ser uma grande dor de cabeça. Mas, felizmente, é possível conseguir toda informação que você precisa de maneira clara e simples de compreender. Se você precisa obter algum documento do órgão de trânsito do estado de São Paulo, confira estas perguntas mais frequentes (FAQs) a respeito e tire suas dúvidas em poucos passos.

Como obter a carteira nacional de habilitação (CNH) de moto?

Para solicitar a sua CNH na categoria A, para conduzir motos, é preciso agendar um horário em algum posto de atendimento do departamento de trânsito de São Paulo. Na data agendada, basta comparecer ao local com os documentos exigidos.
A solicitação exige o pagamento de taxas e, além disso, será necessário realizar diversos passos até conseguir obter a CNH, como exames, cursos e avaliações.

Saiba mais sobre como tirar a carteira nacional de habilitação de moto

Mas como posso agendar um horário no site do órgão oficial?

O processo de agendamento é bem simples. Basta entrar no site do departamento de trânsito e localizar o menu principal. Você deve clicar em “CNH Habilitação” e então procurar, na página que será aberta, a opção para “Agendamento”. Assim que clicar, será aberta uma página com várias opções de agendamento, seja para a primeira habilitação, a renovação de CNH e outros, clique na opção desejada e depois escolha o local e a data para seu atendimento.

É preciso tirar a carteira nacional de habilitação (CNH) para dirigir um ciclomotor?

Sim. Os ciclomotores ou cicloelétricos, que sejam abaixo de 50 cilindradas, exigem que a pessoa tenha uma autorização para conduzi-los.

Essa autorização é chamada de ACC, ou Autorização para Conduzir Ciclomotor. Para obtê-la, basta realizar os mesmos processos de solicitação de uma carteira de habilitação. É importante saber que a ACC permite apenas conduzir esse tipo de veículo. Para motos, será necessário tirar a CNH para a categoria A. Por sua vez, a habilitação categoria A permite conduzir tanto ciclomotores quanto motos.

Saiba mais sobre como tirar a CNH para ACC

Onde eu marco os exames médico e psicológico para tirar ou renovar a CNH?

Em algumas unidades de atendimento do departamento de trânsito do estado de São Paulo ou Poupatempo, os exames se realizam no mesmo local ou em unidades credenciadas próximas. Nesses casos, é possível fazer os exames no mesmo dia do atendimento.

Em outras unidades, os exames são agendados em outra data e outro horário, dependendo da disponibilidade da clínica credenciada. No entanto, você será informado pelo atendente do órgão oficial no momento em que se apresentar com os documentos exigidos.

Mais informações sobre a renovação da CNH

Quando preciso da Permissão Internacional para Dirigir?

Se você pensa em viajar ou mudar-se de país, levar a permissão internacional para dirigir (PID) é uma boa ideia. Especialmente porque muitos países preferem a apresentação da PID, no caso de motoristas estrangeiros, embora a CNH seja aceita em pelo menos 100 cidades. Para os Estados Unidos, a América do Sul e o Caribe, a CNH pode ser suficiente por até 180 dias, mas em países europeus, africanos ou do Oriente Médio, a PID é a aposta segura.

Saiba mais sobre a PID

Qual é a diferença entre suspensão e cassação da CNH?

Suspensão e cassação são duas punições impostas pelo departamento de trânsito de cada estado e previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a motoristas que cometem certas infrações. A suspensão desabilita o motorista, anulando sua CNH por um prazo de 2 a 12 meses, dependendo da infração cometida.

O tipo de infração que pode custar o direito de dirigir é, por exemplo, dirigir sob efeito de álcool ou outra substância entorpecente, dirigir ameaçando pedestres, não prestar socorro a uma vítima de acidente ou ao atingir os 20 pontos ou mais na carteira dentro de 12 meses. Uma vez cumprido o tempo de suspensão, para obter novamente a CNH, a pessoa deve fazer o curso de reciclagem.

A cassação é aplicada quando o motorista reincidente comete uma infração grave num intervalo de 1 ano. A pessoa pode ficar sem dirigir por até 2 anos e deve fazer novamente os exames para obter a CNH. Os motoristas que, por exemplo, dirijam com a CNH suspensa podem ter a habilitação cassada. A notificação de suspensão ou cassação é enviada pelo correio, e a pessoa pode se defender.

Para obter novamente seu direito de dirigir, é preciso realizar o curso de reciclagem em uma autoescola e ser aprovado no exame.

Saiba como fazer a reabilitação da sua CNH em São Paulo